quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Socorro, vamos de férias com os miudos!!... Será??

Num grande cliché, que não deixa de ser verdade, toda a gente sabe que ir de férias com os miúdos, faz-nos precisar de férias das férias!

Como crianças que são, não estão dispostas a acordar mais tarde, ou a ficar quietinhos a toalha ou espreguiçadeira. Também querem sempre comer e ficam cheios de sono em horas pouco propícias!

Isto tudo seria verdade, e é-o para muitas famílias, mas (e felizmente há sempre um "mas" na nossa vida), se soubermos acompanhar o seu ritmo (e não eles o nosso), conseguimos de uma forma diferente descansar, aproveitar as férias e principalmente criar memórias, neles e em nós!

Olhar positivo melhora sempre as situações... e porque não aproveitar as férias para deitar cedo e acordar cedo? Aproveitar para dormir a sesta e repor as horas de sono perdidas ao longo do ano?

Olhando para a rotina pelos olhos deles e arranjando as condições para estarem bem, conseguimos arranjar tempo para namorar, para passear e até para descansar!!
O que há mais feliz do que recordar em família aventuras das férias? Sítios novos, pessoas diferentes e outras situações que nos marcam?

Cá em casa a piolha sempre foi muito faladora e é nossa hábito depois de um dia diferente (seja ele fim de semana, ferias ou simplesmente um dia especial), conversarmos sobre o dia, fazermos uma retrospectiva e conversarmos sobre o que foi divertido, o que correu melhor e pior e do que gostamos mais.

Assim, para além de trabalharmos a memória, a sequencialidade das situações, conseguimos perceber a sua visão das situações, do que viveu e vamos desenvolvendo a linguagem. Ah, além de arranjarmos tempo para conversar todos juntos.

Muitas vezes percebemos que ela fez observações diferentes das nossas, ou notou outros pormenores que nos passaram ao lado. É maravilhoso conseguir ver pelos olhos dele e perceber a forma como ela sentiu as diferentes situações.

Acreditem que no nosso dia a dia relembramos muitas vezes situações que aconteceram há imenso tempo e que nos marcaram como família!  

Ora as férias são o momento privilegiado para criar essas memorias, esses laços entre nós, que muitas vezes no dia a dia são "negligenciados" pela correria das rotinas e do correr dos dias.

É uma óptima altura para fazermos macacadas (não é que não as façamos em casa, mas aqui temos mais espaço para repeti-las), deliciar-nos com gulodices que não nos permitimos ao longo do ano, dar-lhes oportunidade de ver outras coisas, ter outras experiências e explorar o que quiser a seu tempo.

Não digo que o tempo a dois não seja importante! Aliás esse tempo é fundamental para que o casal continue a ser casal, seja esse tempo como for. Mas em tempo de férias de verão, nada melhor do que um mergulho em família numa piscina fesquinha e sossegada! (ahaha nada tendencioso!!)  

Boas férias e divirtam-se juntos!!







terça-feira, 8 de agosto de 2017

Badoca Park

Ontem fomos ao badoca!

Já no ano passado lá fomos, mas a julgar pelo meu exemplo das idas ao zoo quando era pequena, achamos que ela iria aproveitar de forma diferente e que ia gostar de repetir
Bem dito bem feito! Ela foi como se fosse pela primeira vez e adorou!

O ano passado teve algum medo do safari, mas este ano adorou a experiência e ainda mais quando viu a um metro dela quatro girafas gigantes!

As zebras também foram um dos momentos predilectos da piolha. Para além disso gostou imenso dos outros animais e toda a experiência no geral. Andou imenso a pé tal qual uma miúda crescida que é!

Do que ela não gostou mesmo foi do rafting porque começamos logo por levar uma chuvada de água gelada!

Foi um dia muito bom, com almoço de piquenique e muito passeio!! Chegamos a casa exaustos mas muito felizes!!











domingo, 6 de agosto de 2017

Vamos à caça do urso!

O livro "vamos à caça do urso" é dos meus preferidos de sempre!

Todos os anos o livro vai comigo para a sala e faz as delícias da minha malta!

É um livro de uma família que, tal como o título indica, vai à caça do urso. Mas vão todos juntos em família, ultrapassar receios, dificuldades e festejar conquistas!

É uma história mexida, com som, cheiro e emoção, que deixa espaço para uma série de aprendizagens que podemos promover a partir dele...ou não! Um livro simplesmente para sorrir e divertir!

Mas cá em casa, embora em família, não vamos à caça do urso, mas vamos à caça das férias!!!Vamos caçar areia da praia, água do mar, mergulhos na piscina, lanches de piquenique, vida boa e principalmente trazer a paz e o sossego à nossa família!

Estamos mesmo a precisar de mudar de ares, respirar natureza e mudar horários e rotinas!

Vai saber muito muito bem e tenho a certeza que no regresso viremos igualmente cansados, mas muito mais felizes!

Andamos a contar os dias e as horas! Estamos prontos Dona Férias, pode chegar!! ;)