sábado, 13 de outubro de 2018

Era uma vez...uma história de cada vez!

Hoje de manhã fomos a Campo de Ourique, à Baobá!

A Baobá é uma livraria muito parecida com lugar mágico dos livros! É pequenina, com salas e salinhas e livros maravilhosos!

Tem uma agenda diversificada e muitas contadoras de histórias. Hoje foi a vez da Bru!

A Bru é uma contadora de histórias maravilhosa! Com ela entramos num mundo das histórias e sem darmos por isso estamos de boca aberta a ouvir com alma e coração!

Há muito tempo que queria que a piolha mais velha fosse a uma sessão de histórias com ela. Com o seu gosto pelas histórias, de certeza que iria adorar!

Hoje de manhã lá fiz a publicidade..."vamos ouvir a Bru, ela conta muito bem histórias!!!". A piolha muito indignada, a roçar a ofensa responde que não percebe porque é que eu estou tão entusiasmada, a sua Maria também conta muito bem histórias!

As histórias são uma parte importante na vida dos pequenos. É por elas que podemos chegar muito do seu íntimo e muitas vezes resolver medos e ansiedades.

Cá em casa há histórias todos os dias. A mãe tem uma enorme biblioteca de livros infantis e cada vez mais é assaltada pela mais nova que os leva para a sua mini biblioteca do quarto!

Ouvimos histórias na hora de dormir e as vezes durante a tarde. Não sei bem quem gosta mais de livros, mãe ou filha!

O mai novo também vai ouvindo as histórias de arrasto, as vezes aproveita a sessão mãe para filha e outras vezes é "obrigado" a participar na sessão irmã/irmão!

Embora ainda longe de ter capacidade de concentração suficiente para assimilar uma sessão completa de histórias, hoje também nos fez companhia e entre as histórias, as músicas e os outros meninos portou-se lindamente!   

Ouvimos muitas histórias, umas mais curtas outras mais compridas, umas mais envolventes, outras menos. 

Mas foi uma sessão muito boa, e embora a piolha não tenha ficado totalmente convencida dos dotes da Bru, da próxima vez que a apanharmos em Lisboa, lá estaremos de novo na plateia, prontos para entrar no encantado mundo das histórias!




 

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Hoje somos 5!

Hoje, depois do jantar recebemos a visita da amiguinha da piolha em prol do movimento #vamosdeixarospaisnamorar!

Atrevi-me a uma aventura a três, sem marido em casa, assim, na corda bamba e sem rede!

Confesso que a gestão dos miúdos não é algo que me assusta. Por defeito de profissão, estou habituada a gerir grupos de crianças e de uma forma ou de outra lá se chega a bom porto.

Mas neste caso, a gestão é sempre incluindo um bebé, em quem não posso pedir paciência, para fechar os olhos e dormir ou para ficar ali a brincar um bocado.

Mas de boa vontade e com muita tranquilidade lá recebemos a amiga (Elas estavam as duas tão surpresas como excitadas!)

Conheço bem a minha malta e a rotina de sono cá em casa está muito bem estabelecida. Por isso tinha os timmings mais ou menos orientados.

Deixei as pequenas na sala entretidas com um livro magnético e fui deitar o mai novo. Mesmo com o barulho da mana e amiga adormeceu no seu timming normal, sem grandes choraminguiçes.

Depois passei para a fase mais difícil, as duas "adolescentes" a quem era preciso dizer "xixi cama!"

E não é que as miúdas me surpreenderam tanto que nem sequer reclamaram quando as mandei para o quarto?

Deitaram-se as duas sem reclamar e até conseguimos ter o momento "história para adormecer"!
 
A minha piolha caiu de podre pouco depois de se deitar. Anda podre com a nova rotina diária e é mais forte que ela. Mas mesmo assim, antes de adormecer ainda teve tempo de dar mimos à amiga, certificar-se que ela estava bem e tinha tudo para dormir descansada.

A amiga teve mais dificuldade em adormecer. Mas sempre super quieta de olhinhos fechados. Isto de adormecer numa casa que não é a nossa tem muito que se lhe diga!
 
Passado pouco tempo já tinha os três tranquilos a dormir!

Quando cheguei à sala, vinha com a certeza que iria dar conta de três filhos! 

ahahaha 🤣🤣

Iria sim, mas no mundo imaginário! Por cá, se a vida não nos pregar nenhuma partida ficaremos assim, quatro e empatados! 

Assim, vou-me entretendo com filhos emprestados e  a fazer as delícias da miúda que realizou o seu grande sonho de fazer uma festa pijama! (que foi tão pequena que nem cheirou a festa, mas para ela foi um acontecimento!)

Hoje não vai ser toda a noite, mas num próximo desafio...festa pijama com as 4 piolhas da vida airada e o mai novo! hahahaha 💪