sábado, 11 de agosto de 2018

A "Mala das férias"!

Tal como prometido, aqui está a nossa mala das férias!

Como já sabia que íamos ficar mais tempo e sabendo que ela anda numa fase de chamada de atenção, tentei arranjar brincadeiras que pudessem ser feitas em família, outras sozinha e outras a pares.

O mano, querendo ou não acaba por ocupar muito do nosso tempo e assim, quis que ela tivesse várias hipóteses de distracção quando não fosse possivel dar-lhe atenção direta!

A arrumação da mala das férias normalmente é faseada. Primeiro escolho com ela as famílias que quer levar, o livro, e um ou outro jogo. Depois numa fase posterior arrumo tudo e acrescento umas surpresas, para dar mais ânimo às férias!


Começamos pelos livros. Ela escolheu a história do Lobo que queria ser super herói e a da Rainha das cores.

Depois comprei o livro da Dory que é uma "espécie de onde está o wally", com personagens e baseado na historia da Dory. Muito giro!

O livro "Segue-me", oferecemos-lhe no aniversário e tem caminhos para cumprir uma série de labirintos.



  

As "famílias" são essenciais para os jantares e almoços fora! Desta vez recebeu de surpresa a do Bingo e Rolly e quis levar a família Frosen e o Peter pan!





Descobri à algum tempo estes livros. São livros de desenho que se "pinta" com uma caneta especial com água. As cores do desenho são activadas com a água e de repente a folha fica toda colorida! Ela adora fazer estas pinturas e são reutilizáveis, já que depois de secar, volta tudo a ser como antes, pronto a utilizar!

O primeiro caderno destes encontramos na Tiger, mas já se encontra na Fnac e nalgumas papelarias. Este foi da Tiger.  





Este, encontrei por acaso na véspera de irmos de férias. Um livrinho com 32 imagens para descobrirmos 5 diferenças! Ela adora fazer esse tipo de jogos com o pai, por isso pareceu-me perfeito! Também na Tiger!




Estes dois, da Tiger, eram, na minha ideia, para ela se entreter sozinha. 

O preto é para raspar e por baixo aparecem várias cores tipo arco-íris (a diferença deste e do chinês é que cada uma destas folhas tem uma cor diferente). 

O segundo é um tradicional caderno de colorir, mas com uns olhos para colar nas imagens depois de se pintar, deixando os bonecos olharudos.





Estes dois blocos tem imensas atividades variadas. Inicialmente comprei um, mas achei que era um bocado complicado para a idade dela. Mas na altura de fazer a mala, achei que talvez com a ajuda do pai conseguiriam cumprir os desafios!

Embora possam ser utilizados individualmente, a minha ideia com ela, é fazer com um de nós. 



Bolinhas de sabão! Essas nunca faltam! A avó tinha-lhe dado à uns tempos a pistolinha de bolinhas de sabão e acabei por guarda-la para usarmos nas férias.





Este jogo, ela ganhou-o no aniversário. É um jogo de memória, para ser jogado em grupo. Cada jogador tem 10 segundos (o tempo da ampulheta) para memorizar a imagem. Depois, lança o dado e outro jogador lê a pergunta à qual tem que responder.

Gostamos muito de jogar este em família! Se por um lado divertimo-nos, por outro também exercitamos o cérebro,





Esta família de girafas veio para a nossa família já no último dia de férias. É um puzzle engraçado, de madeira. (este aparece a pedido da piolha, não faz parte da mala das viagens)




Este jogo é o jogo dos 3 porquinhos. Também foi prenda de anos e dá para jogar sozinha ou acompanhada. Dependendo do lado do bloco de desafios, temos que esconder os porquinhos dentro (quando aparece o logo) ou fora de casa.

Este jogo trabalha a lógica e é bem divertido!





Puzzles! Na altura em que fiz a mala das férias da primavera, comprei a caixa com 3 puzzles. Na altura usei um e agora veio outro. 

As peças pequenas são de um puzzle que compramos no Lidl, com 54 peças! 

Ambos os puzzles acabámos por fazer em família, dando no entanto para ambas as situações 




Este jogo foi construído por mim, inspirado na educadora da piolha. Já tinha falado nele no outro post. O objectivo é reproduzir com os paus de gelado as imagens dos cartões.



Também levámos lápis de cor, para os desenhos e ao longo das férias a garota ganhou uma revista com jogos e uma de autocolantes.

Desta vez, levámos menos brinquedos e mais jogos, já que a piolha gosta de brincar connosco e desta forma íamos desafiando as suas capacidades. Também os seus interesses deste verão estão mais direccionados para este tipo de jogos e brincadeiras. A brincar também se aprende e se for na nossa companhia ainda melhor.

Levámos mais coisas, mas optei por dividir em 2 palas (a lata e a mala do costume das férias), para poder alternar as brincadeiras e também para criar algum suspense nas surpresas que foram aparecendo ao longo das férias.   

Cá estão as nossas malas das férias, desta vez um pouco maior que dos anos anteriores. 

Usámos tudo, nem que seja apenas uma vez. Foram férias divertidas e ela supreendeu-me imensas vezes com aquilo que já sabe fazer, com o que demonstra já ter interesse e como consegue resolver os seus problemas sozinha.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Sobrevivemos!

12 dias!

Tivemos 12 dias fora de casa com a malta pequena!

12 dias, 3 casas e muitos momentos para adaptação! Gastámos 2 pacotes de dodots (em casa costumamos usar água de limpeza e compressas), praticamente um pacotão de fraldas e kilos de roupa!!!

Depois de Milfontes fomos para o Algarve ter com o meu pai. Passamos o fim de semana em casa dela e o resto do tempo no apartamento onde tinha ficado a minha mãe.

Não foram férias tranquilas, nem tão pouco descansadas. Entre a tosse da Margarida que resolveu vir connosco e a sede do Martim (que o fazia acordar de 2 em 2h de noite a pedir mama), as noites foram uma nódoa. Os dias foram longos, cheios de colos, praia e piscina e algumas birras dos manos.

A logística com os dois duplica, principalmente quando as suas necessidades ainda são tão díspares.

Acredito que para o ano seja tudo um pouco mais simples (excepto a parte de termos que andar a correr atrás do piolho mais novo), menos preocupações pela idade dele e com um ritmo familiar mais tranquilo.

Sinto-me cansada e a precisar de férias (ou então só mesmo de dormir) não há noite em que eu não caia de podre na cama e rezo para que o rapaz me dê umas horas seguidas para dormir.

Já tinha dito que a minha mãe desta vez veio connosco. Foi uma óptima companhia, tanto para os miúdos, que adoram estar com ela, como para nós! Às vezes faço o exercício de pensar como teriam sido as férias se ela não tivesse vindo e perco logo a coragem de tal imagem! 

Não que ache uma missão impossível ir de férias com os dois, mas sinto que o meu corpo, por enquanto já não dá mais. Não conseguiria chegar a todas as pontas com a tranquilidade que conseguimos chegar em conjunto desta vez.

Notei essa falta de agilidade mental da minha parte nas malas de viagem. Por norma elas vão ficando cada vez mais baralhadas ao longo das férias, mas sempre de uma forma aceitável. Desta vez foi caótico! A deles fui mantendo a sanidade, mas a nossa ficou virada do avesso!

Mas apesar de todo o cansaço, as noites mal dormidas e as frequentes mudanças de espaço familiar, o que mais me ficou do tempo que tivemos fora, foram os sorrisos! Os deles e os nossos!

Eles andaram felizes e sorridentes! Experimentaram coisas novas, criaram memórias e brincaram! Acredito de coração que as memórias, mesmo ao Martim, marcam! Podem não ficar as imagens das situações, mas ficam os cheiros, as sensações e o quente no coração!

Estou cansada, muito cansada (nem consigo imaginar que Setembro está mesmo ai...), mas tivemos umas férias muito muito boas!!!

Voltamos todos a casa com pouca vontade, mas a excitação deles no regresso foi a certeza que as férias valeram bem a pena! 

Para o ano, ganhamos forças e voltamos à roda viva dos dias bons das férias!