segunda-feira, 25 de abril de 2011

A tradição já não é a mesma..!



Hoje, 25 de Abril...Dia da Liberdade, dos soldados valentes, daqueles que cheios de coragem enfrentaram o Pais e resolveram o nosso problema!!




Para não faltar à tradição, lá fui eu rumo a Avenida da Liberdade ver todos aqueles que por isto ou por aquilo revindicam e erguem em voz alta das suas queixas e sonhos!




Em busca do cravo vermelho dei por mim a observar vendedores de geribérias vermelhas, rosas vermelhas e até cravos cor de rosa!




A tradição já não é mesmo o que era.. à falta de cravos, revoltamo-nos com rosas! Ora ai paira o fantastico espírito portugues do desenrasca!




A tradição das mães com filhos ao colo também é cada vez mais ultrapassada por pais cheios de carinho e jeitinho, com os seus bebes e filhos ao colo a mostrar que desde pequenino é que se aprende a ser patriota!




Na descida da Avenida, como o barulho e a confusao característica do dia, lá se cruzam milhares de pessoas, cada um com os seus sonhos, reivindicações, queixas, mas sempre e todos unidos com um unico elemento...o Cravo vermelho!




E com mais um ano festejamos este dia que nos trouxe muito daquilo que somos hoje.. de bom e de mau!




Lá paira a musica do dia..um zum zum baixinho que nos enche a alma e alimenta a esperança...




E venha mais um ano, que lá estaremos a ser um pequenino pedaço de um Pais cheio!

Vai para fora cá dentro...

Depois de alguns meses de silêncio..o bichinho voltou a atacar e ca estou eu de novo..

Bem.. estou de novo, mas de malas desfeitas, nada de projectos fantásticos de férias do outro lado do mundo.. Mas.. como há sempre algo bom em tudo.. a versão "Vai para fora ca dentro" é um bom método de passeio!
Este fim de semana, aproveitando a Páscoa, a família resolveu unir esforços e juntamo-nos todos em Freixo de Espada a Cinta, a nossa terra mãe..ou melhor, terra Pai! As nossas raizes, o nosso fundo do fundo!
A pouco e pouco todos fomos chegando lá (tal qual uma aranha que junta os seus fios de diferentes pontos) e cheguei a conclusão que não é do outro lado do mundo, mas está quase!!!


5 horas de caminho com curvas e contracurvas separam-me das raizes profundas e quando lá cheguei vi um mundo completamente diferente..


As horas são mais lentas, os caminhos mais curtos e a família...bem..essa carnal ou nao carnal anda por todo o lado!!!


Foi um fim de semana agradável, com muito polen, ataques de falta de ar, mas também com muitas risadas, histórias para contar e muito ar puro!!!


Vimos a procissão dos encapuçados com a aldeia toda as escuras (e a chover torrencialmente), o Judas rebentado (onde literalmente se explode com o Judas Iscariotes na procissão do domingo de páscoa) e visitamos Mazouco (a terra onde o Avô nasceu)!


Os mais aventureiros viram as pinturas rupestres a beira do rio e comeram laranjas acabadinhas de tirar da arvore!!


Para terminar o encontro familiar, nós, o primeiro grupo, despediu-se do restante no bonito local da praia fluvial da Congida!


Foi um fim de semana para recodar com quase toda a familia reunida..


Será que vamos conseguir repetir?? :)