domingo, 17 de setembro de 2017

As primas e a partilha!

Elas são primas e adoram-se!

Tem quatro meses de diferença, que hoje em dia praticamente não se nota! A mais velha é a mais baixinha mas nos abraços a diferença de altura até dá jeito!

Os encontros são sempre muito desejados e esperados ao minuto, mas ultimamente entrámos numa fase possessiva...

Muito característico da idade, a partilha dos seus pertences não é tarefa fácil para as garotas. Noutros contextos sociais a partilha é feita com mais facilidade. O que não é nosso é fácil de partilhar e a brincadeira em parceria flui com mais facilidade.

Mas quando o ambiente é o de casa, a grande escolha de brinquedos possivel a situação complica-se...Embora o amor seja inegável e ambas fiquem incomodadas com estes sentimentos, é inevitável que haja disputas e a brincadeira em parceria seja mais difícil. Explorar os brinquedos da prima é uma alegria, principalmente aquele especial com que ela está a brincar! (isto falando da minha piolha claro!!)

Claro que para nós pais, a situação não é nada confortável... por muito que saibamos que é uma fase pela qual todas as crianças passam e tentemos conversar com elas individualmente para as chamar à razão, não deixa de nos incomodar saber que a nossa filha não está conseguir partilhar!

Somos primos e custa-nos ver que as nossas pequenas não estão a ser carinhosa e cuidadosa com a prima! Principalmente quando estamos em nossa casa e queremos bem receber!

A partilha é algo que faz parte da nossa vida e começa muitas vezes logo à nascença! Mas isso não quer dizer que seja fácil ou pacífica. Muitas crianças tem dificuldade em partilhar, seja brinquedos ou atenção, mesmo em contextos menos caseiros e com idades mais avançadas.

Partilhar quer dizer que temos que ceder que algo nosso (ou com o qual estejamos a brincar), vá para as mãos de outros, sem grande certeza de volta. Até para nós adultos nem sempre é fácil partilhar.

A piolha cá de casa, despachada como é, arranjou uma solução e quando conversei com ela sobre a partilha com a prima, ela afirmou que da próxima vez não ia haver problema, tínhamos que combinar um encontro na rua!!!