sábado, 14 de agosto de 2010

Este é para verem com um lencinho na mão!! hehe

Com o acrescento de todas as comidinhas boas que comi, aqui fica o filme completo!!!

A China!

Hoje foi dia de compras!!!

As idas a China, mais propriamente a Zhuhai, são sempre muito madrugadoras. O dia começa cedo para não apanharmos as enchentes de gente, mas mesmo assim quando lá chegamos, imensas excursões e locais se apoderavam das filas para a passagem!


Depois do visto feito, começamos a nossa jornada de mudança de Cidade.. Começamos pela saída de Macau, um passeio pela terra de ninguém e finalmente a entrada na China!


A confusão era total e em filinha indiana, lá nos dirigimos ao centro comercial mais próximo da fronteira (a 5 metros da mesma estão as escadas rolante do centro!)


Um centro comercial ENORME, cheio de ruas e ruinhas onde as pessoas se distribuem pelas mesmas e acotovelam-se em lojinhas de saldos!


Existem lojas de tudo, relogios, malas, roupas, sapatos, bugigangas, brinquedos, joias, objectos em jade... e o que a vossa imaginação vos permitir chegar!


É um entra e sai de lojas, uma negociação de preços que com alguma arte saimos com a nossa vontade a avante! Não esquecendo claro um bocadinho de sorte para não nos interessar entrar nas lojas cheias de gente!!!


Ainda fizemos algumas compras, puras pechinhas que nos enchem a alma num dia de compras! hehe


Ao almoço, mais alguns pratos deliciosos! O meu um prato de arroz branco com uma costoleta com molho de tomate por cima. Parece simples, mas sabe divinalmente! :)


As idas ás Wc tornam-se um pouco desafiadoras para quem é mais sensível.. Com os olhos fechados e o nariz sem respirar, pensa-se no alívio que sentimos depois de lá sair! Mesmo assim...ja vi piores!!!!


Mais umas voltinhas, umas comprinhas e umas cotoveladas pelo caminho e o corpo ja pede descanso!


Voltamos a nossa terrinha e ainda tivemos forças de ir até aos "tins tins" comprar um geladinho de coco, a saber mesmo mesmo a coco!


Depois de algum descanso, fomos jantar a um restaurante mesmo ao pé de casa. Comida chinesa bem saborosa!
Antes de voltarmos para casa, fomos até ao casinho MGM e com algumas tentativas de jogo, o saldo ainda foi positivo!


Beijinhos Beijinhos


Museu de Macau

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pelas alturas!

Notícia do dia, hoje mantive-me longe do chão!!! :)

Começei a manhã com uma caminhada até ao Jardim da Flora, uma espécie de jardim zoológico, com macacos e patos.

Pelo caminho passei por um pequeno mercado, o Mercado da Mitra, com tentinhas e tasquinhas de rua incluidas!

Como o calor apertava no Jardim da Flora, passei a parte dos macacos e fui directamente para os teleférico, que me ia levar até ao cimo da colina.

Já la em cima (depois de ter destilado dentro do teleférico que não tinha ventilação), subi por um caminho (calor calor calor) e cheguei ao Farol da Guia!

O farol é bem bonito..com um espaço arranjado, se não fosse o calor ardente estaria-se lá muito bem!

Com uma pequena capela (com ar condicionado!!!), ainda com alguns vestígios das decoração antigas, terminava-se a visita com uma vista bonita pela cidade, uma vista panorâmica!

Foi um passeio tranquilo, com algumas paragens para água e muito MUITO cuidado nas descidas que o meu pé ainda se ressente da queda de ontem... heheh

A caminho de casa passei pelo Jardim de S. Francisco, um jardim onde eu brincava quando era pequena, mesmo atras do colégio.

O almocinho foi mais uma iguaria, desta vez uma repetida: "Pac thoc" (canjinha de arroz simples) com "iau tchau quai" (uma espécie de fartura salgada, mas muito muito melhor) e "chi chong fan" (já deviam saber o que é este!! Massinha de arroz com molhos variados). Uma verdadeira delícia!!!

Da parte da tarde, depois de uma mini mini sesta (o livro de repente apagou-se!!), fui para o Museu de Macau.

A caminho de la cruzei-me com milhares de gente!!! Matava-se gente a caminho e como em roma sê romano, lá mandei umas cotoveladas ao pessoal para passar!

Este é um dos meus museus favoritos (este é muito recente, na minha época não existia), retata muitos dos costumes antigos de Macau, as tradições, os pregões, as casas, a vida nos juncos, a vida macaense e até poemas e canções em patuá (uma "língua" misturada de português, macaense, cantonense e inglês).

Deixo-vos no próximo post apenas um filme das várias fotos que tirei no Museu. Assim podem ver com mais pormenor a exposição.

Depois do museu e ainda integrado no mesmo fui a Fortaleza do Monte, uma fortaleza que em tempos que ja lá vão protegeu a nossa terra!

Mais uma vista panorâmica pela cidade e desta vez muita gente a acompanhar. Estava relativamente fresco e muitos chineses aproveitaram a frescura para conviver nos jardins da fortaleza.

A caminho de casa, fiz mais um dos meus lanchinhos maravilhosos! Hoje com uns bolinhos brancos bastante deliciosos! Os Kong sou peng ! Para beber uma gasosa deliciosa "cream soda", aqui descrito como "soda queilim!" hehehe

Depois do banho e de algum descanso, fomos a Rua da Felicidade (antiga rua de prostituição) e comemos umas iguarias, "Pou Tjai Fan". Resumiu-se a panelinhas de barro com arroz branco e diferentes comidas por cima. Simples mas delicioso.

Quando nos sentamos, começamos a refeição por lavar a loiça! Ah sim, que isto aqui lavas e é se queres! Um costume nalguns restaurantes, com o chá ou agua a ferver servida, passa-se a loiça por água, garantindo assim alguma higiene na mesma. (é claro que nao podemos sequer pensar na cozinha dos restaurantes..o que não mata engorda, é esse o espirito!!)

Para terminar a refeição, repetimos uma sopinha doce (de seu nome Ton soi), desta vez uma diferente, com leite de coco, sagu e bolinhas de massa com amendoin triturado por dentro. Uma verdadeira delícia doce!!! :)

Amanhã será dia de ir as comprinhas a Zhuhai, logo na passagem da fronteira com a China! :)


Beijinhos beijinhos

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As leggings brancas

Mais um dia, mais uma voltinha!
O dia começou cedinho com um passeio até a Barra!
Apanhei o 5 e fui visitar o meu Templo favorito: o Templo A-Má!
Estava cheio de turistas, apinhado de gente a rezar e adorar a Deusa, a protectora dos pescadores. Reza a história que numa dinastia (há muitos muitos séculos atrás), nasceu uma menina que em pouco tempo mostrou que tinha poderes de estar em diferentes sítios ao mesmo tempo de forma a ajudar os mais necessitados. Aos seus 13 anos ganhou a imortalidade pelos actos praticados.
Quando os pescadores de um junco em perigo pediram o seu auxílio, a Deusa levou-os são e salvos até terra firme onde, em agradecimento, os pescadores fizeram um templo, desenhando numa pedra o seu barco, imortalizando assim o momento do salvamento!
Ao longo dos anos o templo tem sido modificado e aumentado. É um templo bonito, o qual eu ja desenhei a sua fachada em tempos que já la vão!
Depois da visita cheia de gente e com o delicioso cheiro a insenso, fui até ao museu marítimo, onde antes era início do mar e agora apenas um lago!
No museu, vi os costumes dos pescadores e a sua progressiva mudança de hábitos (passagem da vida no barco para a vida em terra), em prol da educação dos filhos!
Barcos, barquinhos e caravelas, estavam expostas em pequenos modelos. Fatos de pescadores, de guerreiros e até as rotas dos diferentes descobridores.
De volta ao centro da cidade, vim caminhando junto ao mar (junto ao muro onde antes era mar) e tive uma paisagem panorâmica da actual marginal de Macau.
O almoço foi num enorme centro comercial "papapun" (dito em chinês), onde comi uma deliciosa dose de arroz com ovo e costoleta, uma iguaria apenas comestível deste lado do mundo!
A parte da tarde teve o seu quê de terrivel...
Após uma subida mega íngreme em pelo sol ardente, cheguei a um miradouro e qual não é o meu espanto quando dou por mim e já estou no chão, cheia de lama até as orelhas, com o pé ferido e as lindas leggings brancas, ja pretas!!!
Com o orgulho mais ferido que o pé, dei graças a Deus por ter uma mala pesadíssima cheia de tralhas entre as quais se incluia o alcool, toalhitas, lenços e pensos rápidos, podendo tratar do pé que resistia em deixar de sangrar!
Após o incidente, cheguei a Igreja da Nossa Senhora da Penha, localizada num alto, que além de ter uma vista bonita, experimenta-se o silêncio bastante raro nesta terra.
Na descida, passei pela infância da minha mãe e as minhas tias.. O Bairro o Lilau, a Igreja de S. Lourenço, o seminário de S. José (onde o meu Avô estudou quando era pequeno), igreja de S. Agostinho e o Club Macau.. Fui parar ao Leal Senado, onde fiz umas comprinhas e fui embrenhei-me pelos "tins tins", uma zona onde em tempos que ja la vão, existiam muitas lojas com móveis antigos e restaurados que faziam a delícia de qualquer um que goste de história!
Passei também pelo senhor dos cocos, uma loja que trabalha apenas com cocos e onde antigamente além do sumo também transformava o coco em objectos úteis!
Ao lanche e com a chuva a começar a cair, comi um delicioso "cap peng", uma espécie de quafle com manteiga de amendoin e leite condensado...cada dia uma iguaria! hehe
Após uma chuvada achei que por hoje era hora de regressar a base e tomar um banho!!!
Graças a minha prima Joana, a chuvada não me apanhou desprevenida e consegui proteger-me minimamente até ao tão esperado banho!
Ao jantar, a comidinha caseira foi deliciosa e como sobremesa comemos um fruto, rosa choque por fora e branco com pintinhas pretas por dentro! Sem grande sabor, torna-se saboroso por isso mesmo! :)
Beijinhos beijinhos e amanhã ha mais!
Isto hoje leva uma inovação...um filme com fotos! Depois digam-me se preferem assim :)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Miss t-shirt molhada 2010..

Hoje o dia começou bem tarde..com o telemóvel em silêncio, acordei quando a natureza quis, mais propriamente à hora do almoço.

Depois de me vestir num ápise, fui almoçar ao "Iam Tcha" do hotel Sintra com uns amigos. "Iam tcha", traduzido a letra é "beber chá", que desde lado do mundo significa um almoço com "tim Sun", uma espécie de petiscos chineses (aqueles das fotos do dia das comidinhas!).

São almoços muito bons já que os "dumplins" (o mesmo nome em inglês para "tim sum"), são originais e bem saborosos, sempre acrescentados a uma verdurinha!


Depois do almoço fomos dar uma voltinha a zona dos "3 candeieiros", onde existem muitas tendinhas tanto com roupa, comida, fruta, "ioks" (objectos em jade), malas e muito mais que se possa imaginar!


Visitamos nessa zona, mais uma papelaria de sonho cheia de papelitos, papelotes e tudo onde a imaginação e criatividade permitir chegar!!

Na volta, fiquei no Leal Senado e depois de uma visitinha a Igreja de S. Domingos (muito simples mas bem bonita), a chuva não se poupou e transformou-me em 5 minutos numa turista molhada!!!


Para fugir a chuva, lá fui descobrir mais uma iguaria para o lanche. Umas bolinhas de massa, muito deliciosas e um suminho naturalíssimo de manga (daqueles que sabem mesmo a manga!).
Uma delícia! As bolinhas podiam também vir em forma de bananinhas!
Com uma t-shirt branquinha, fiz as delícias dos chineses e quase fui condecorada como Miss T-shirt molhada do ano!
O que me salvou foi o meu casaco que, além de me proteger de olhares alheios, protegeu a minha mala também de tecido, com todos os meus instrumentos electrónicos!
Cheia de vontade de passear, vim a casa, tal e qual um pinto acabadinho de sair da água, tomei uma banhoca e voltei a rua para mais uma voltinha, desta vez sem chuva! Rua é o que o pessoal quer!

Nesse passeio, passei por várias lojas, entre as quais, encontrei um enorme poster do Cristiano Ronaldo. Será que nem aqui o senhor larga o pessoal???

Para terminar a noite, jantamos no Grand Lisboa, onde a fome era tanta que as fotos só foram lembradas já a refeição ia a meio! ;)

Amanhã já sem a vontade da natureza e com o despertador, irei fazer mais programinhas culturais, cheias de novidades e factos intressantes!
Ah, "at last but not least".. Parabéns Tim Tim! Um beijinho grande com saudades dos teus miminhos!!

Beijinhos Beijinhos

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Taipa e Coloane

Hoje o dia começou com um delicioso pequeno almoço do Macdonalds!! Uma raridade que em terras lusas não existe, para minha tristeza!



Depois disso e ja saciada com mais uma iguaria, fomos passear pelas ilhas, que de ilhas agora tem pouco..


Neste lado do mundo é a terra que "come" a água e não a água que ocupa o lugar das praias! O território ganhou mais espaço e até o istmo das duas ilhas foi absorvido por terra, passando agora completamente despercebido!




Aquilo que na minha infância fazia a rota das ilhas foi praticamente engolido por novos hoteis, casinos, prédios e novos espaços que me fazem sentir completamente perdida neste pequeno mundinho!




Não nego que haja espaços bonitos e que de certa forma a evolução tenha actuado no bom sentido, mas a verdade é que aquele mundo onde eu cresci tranformou-se em demasia!



Antes dos locais já conhecidos, fomos a um templo no alto de coloane. Neste templo dedicado a Deusa A-Má, a Deusa protectora dos pescadores, ouvimos as "monjas" na sua adoração.


Experimentamos o silêncio do espaço e fizemos uma bela caminhada a subir para visitar a estátua da mesma. Chegamos lá a pingar, com o calor que estava! hehe
























Depois da visita ao Templo, visitamos alguns spots que continuam (para minha alegria) iguaizinhos ao que eram, sem tirar nem pôr e até com alguns melhoramentos!




Fomos a praia de Cheoc Van, onde fica também a piscina (de água quente relembre-se!) e onde, bem escondidinha, está a casa onde fiz as minhas colónias de férias!


Nessa praia, mesmo ao lado da piscina, existe uma enorme escadaria, que nos fazia ganhar forças onde já não existiam, que dá para a estrada onde se apanha o autocarro para Macau! (eramos jovens e cheios de energia, mas depois de uma ida a piscina não havia força que resistisse! hehe)


Boas memórias, porque apesar de ser uma subida penosa havia sempre algo que nos fazia rir e continuar com alegria!

Na praia dde Hac Sá, a praia de areia preta, o mundinho esta igual...ainda resiste o parque (a primeira obra do meu pai em Macau), as barraquinhas da comida e o parque das árvores, onde fugimos ao sol. Aí molhámos os pezitos e sentimos a água quente como há muito não sentia!


O senhor das bebidas ainda é o mesmo na lojinha velhinha velhinha (ja era velha quando eu era nova! lol), compramos os "Lemon cha" e fomos para o carro para o amigo e delicioso ar condicionado!









Almoçamos no Venition, o maior Casino/Hotel de Macau. Com uma decoração muito particular, não nos deixa deslumbrar com a perfeição com que tudo é pensado.. uma imitação bem trabalhada de veneza com um céu azul que á primeira vista parece mesmo verdadeiro!




Passmos pelo sítio das corridas de cavalos e pelo estádio de Macau (a última obra do meu pai..)









Em seguida seguimos por uma das 3 pontes (na minha altura só havia uma...) e regressamos a Macau, onde entre outros locais menos turisticos, fomos ao jardim Lou Lin Nhoc, um jardim muito conhecido, cheio de nenúfares, flores de lótus e plantas bonitas!















Hoje aproveitei para tirar fotos de corpo inteiro, já que hoje o passeio foi com a minha prima e o marido :)






Fomos expulsos pela segurança do sítio por estar a fechar e voltamos ao centro de Macau, onde dei mais umas pesseatas pelo sítio do costume (o Leal do Senado, aqui não há pingos doces, felizmente!!), para não mais me esquecer da confusao, dos empurrões e do "mata-se gente" que tão bem caracterizam as ruas de macau!



Amanha há mais!!!


Um beijo e um queijo!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Perdidos e achados!

Hoje foi o primeiro dia "all alone in macau!"
Começou bem cedo com uma tentativa frustrada de ir renovar o BIR.. Ora as 8:30 da manhã ainda nada está aberto..por isso plano B... programa cultural!
Começei pelas ruinas de S. Paulo, onde ainda vi um senhor a passear o seu passarinho, uma aguadeira e até senhoras turistas de chapéu de chuva em punho em pelo sol de rachar!
A Igreja de Sto António, deu-me uns minutos de descanso e introspecção e depois logo ao lado o Jardim do Camões, onde achei os sonetos mas o senhor não apareceu!
Quando a curiosidade me levou mais além transportou-me para uma rua desconhecida que não coicidia nem por nada com o mapa que levava comigo!
Depois de alguns percalços, de rua para trás rua para a frente, apanhei o autocarro e lá fui ter a rua que queria...Dai até casa foram mais umas horitas sempre a andar, mas agora bem achada na minha vida!
Depois do almoço, dediquei a minha tarde as comprinhas!! Com a máquina fotográfica mais descansada, fui apanhar frio no ar condicionado das lojas e comprar uns souvenirs! ;)
O lanche, como não podia deixar de ser, uma iguaria para matar saudades, "chi cheon fan", com tudo o que tenho direito! :D
Esta vida de turista é maravilhosa e como cada um anda na sua vida, eu até posso conversar comigo mesma em plena rua que ninguem acha estranho!
Ainda consegui tirar algumas fotos de mim com os respectivos monumentos..até agora o único inconveniente de ser turista sozinha!!
Já depois do jantar foi altura de conhecer os casinos aqui do sítio (alguns..pois eles são imensos!!), onde poucas fotos foram permitidas!!
Agora vou descansar os pés e ver se o jet leg não me prega uma partida de me acordar as 5 da manhã!
Se for o caso ligo-vos para matar saudades! ;)

Beijinhos beijinhos!















domingo, 8 de agosto de 2010

Comidinha!!











Ora ca estão as melhores coisas por ca..comidinhas deliciosas, originais e até saudaveis!
A maioria em banho maria, hoje almoçamos "IAM TCHA"... :)
Aqui ficam umas fotos das ditas...fechem os olhos e que já conhece, imaginem que as estao a comer! hehe
Beijinhos!