terça-feira, 20 de junho de 2017

Brincar sozinha...

Como já tinha dito antes, sendo filha única sempre brinquei muito sozinha. Apesar de viver rodeada por primos, muitas foram as brincadeiras que fiz sozinha com os meus bonecos/filhos/alunos.

Brincar sozinho, é no entanto um sinal de crescimento. Uma etapa que todos deveríamos passar para melhorar tantas das nossas competências. Quando brincamos sozinhos, desenvolvemos a criatividade, conseguimos pôr em marcha as nossas ideias de uma forma mais fácil (não temos que as discutir com ninguém) e aprendemos a divertir-nos sem a imprescindível presença de ninguém.

Claro que, tudo o que referi também se aplica a brincadeira com pares, que obviamente é muito importante desenvolver. Mas quando eles brincam sozinhos descobrem um mundo deles, trabalham as suas fragilidades e "digerem" sentimentos "entalados".

A ideia não é brincar sempre sozinho! Brincar com os pais e irmãos é uma fatia importante na rotina da criança. A ligação com os pais oferece à criança grandes benefícios emocionais e que deixam marca! Aquela marca que não se vê mas que se sente...

Mas quando as brincadeiras com os pais estão garantidas, o tempo de brincadeira a sós torna-se importante para toda a família... Os filhos porque se entretém com as suas aventuras e os pais porque acabam por ter um tempo para eles. 

Para mim, para além dos dois factores ainda acresce o facto de ficar deliciada com as conversas com os bonecos, as estratégias que arranja e como a cada dia faz brincadeiras mais complexas e como aplica o que vai aprendendo nos vários contextos.

As vezes apetece-me filmar tudo o que faz, o que diz para daqui a uns anos (puff, meses!) quando já não me lembrar do que disse, poder recordar!

A piolha tem os seus dias! Hoje por exemplo está deliciada com a sua casinha de madeira e fazer uma festa em família! Já montou uma serie de casas de legos e vai variando a sua brincadeira nas casas (uma delas é minha, outra é dela, outra do ruca...)

Mas nalguns dias precisa da nossa presença para começar a brincar. Precisa de estarmos lá e dizermos que estamos a brincar com ela, para que, entre no seu mundo e se divirta! (mesmo que estejamos lá só apenas para fazer número, sem parte ativa na brincadeira)

Adoro vê-la brincar, mas a cada final de brincadeira lá fica a dor de alma..agora está na hora de arrumar! hehehe







domingo, 18 de junho de 2017

A minha feira preferida!

Todos os anos acontece em Lisboa a feira do livro! De todas as feiras, esta é a minha preferida!

De alguns anos para cá e visto que a minha biblioteca pessoal está bem composta que quando vejo um livro interessante, tiro fotografia e espero pela feira para o comprar... 

Para quem não conhece a minha biblioteca, ela é composta maioritariamente de livros infantis! Para além dos meus alunos que, quase todos os dias tem uma história diferente (estão tão habituados a isso que recebo reclamações deles quando repito alguma sem querer), cada vez mais, a piolha pequena cá de casa usufrui da variedade de livros que por cá moram...

Quando está renitente em ir para a cama, basta prometer um livro do "armário da mamã" e pronto, fica logo cheia de vontade! 

Ora, como não podia deixar de ser, filho de peixe sabe nadar e como achamos, os dois, que os hábitos de leitura são fundamentais para uma boa aprendizagem, fomentamos não só as histórias, como também a escolha de livros adequados.

Tal como o ano passado, este ano fomos com ela à feira do livro! Fomos em duas fases para não massacrar, nem os nossos braços nem a paciência dela!

De cada visita compramos-lhe alguns livros que vão diretamente para a sua biblioteca pequenina! A grande diferença da dela e da minha é que, para além dos meus livros serem mais adequados a crianças de pré-escolar (que ela está mesmo quase a chegar lá), são os meus instrumentos de trabalho. Não são só livros de histórias, mas de pesquisa, de poesia, de descobertas e claro, também de encantar!

A biblioteca dela está ao acesso dela onde ela pode manuseá-los sempre que quiser. E felizmente ela pega neles imensas vezes!!! Também não são só histórias, mas livros mais adequados à idade dela.

As nossas visitas à feira foram óptimas! Apanhámos muito bom tempo e ela esteve tão entretida com os livros que esteve sempre bem disposta! Nesta última vez levamos o avô connosco!!

As minhas compras este ano foram mais contidas, focando-me apenas naqueles que me conquistaram o coração! A lista ficou curta, mas a verdade é que, como diz o Pai cá de casa, "já não temos espaço para mais livros cá em casa!!!"

Depois de resistir à tentação, para o ano voltamos lá, na esperança de entretanto ter arranjado mais espaço para aumentar a biblioteca!! heheh





No outro dia estava muito silêncio cá em casa e fui dar com ela assim...

Encheu-me o coração! Estava tão concentrada que nem percebeu que lhe estava a tirar fotos! Lá continuou por um bom bocado!