quinta-feira, 19 de abril de 2018

"Mãe, posso casar-me aqui em casa?"

A piolha mais velha anda fascinada com o tema do casamento... Ao que parece não é a única na sala dela com essa ambição, fazendo com que seja um tema muito falado!
 
Despachada como é já tem tudo organizado!

Na semana passada convidou-nos para o casamento (fiquei deveras contente..convidado dá prenda, não paga casamentos! LOL) e estendeu o convite à avó.

Achou que o dito cujo poderia ser cá em casa e discretamente pediu-nos autorização para o fazer aqui. (tirando o problema do noivo não saber a morada, este era o sitio ideal! ahaha)

No outro dia viu o meu vestido de noiva e ficou com os olhos a brilhar!! Já queria vesti-lo, mas claro que teria que usar umas andas! Agora nas lojas andam sempre à procura de vestidos bons para a cerimónia!

Para terminar os preparativos, e para minha grande surpresa...trocou de noivo! Ora o rapaz não superou as provas, não há problema, troca-se para outro!

Não sou de fomentar namoros e casamentos nas crianças, principalmente tão novas. Mas a verdade é que vivemos num mundo onde esse tema é falado diariamente e fomentado por muitos adultos que a rodeiam. 

É bastante comum ouvir adultos a perguntar aos miúdos pequenos se já tem namorado. Quando acontece connosco tento sempre desviar a conversa para o amigo especial. Esses existem sempre e é muito bom que estejam presentes na vida dela. São os amigos que nos fazem falta.

Mas a piolha que anda na fase das princesas e príncipes, também se acha no direito de ter um casamento, tal como as princesas dos contos de fadas!

O que me descansa neste assunto é que é para ela um casamento muito inocente.. o importante é a noiva (com tudo o que ela merece e tem direito) e o noivo é apenas alguém que lá tem que estar para poder dar-se a cerimónia. Elas são despachadas mas felizmente inocentes! 

O noivo não é um objecto, porque segundo a educadora os noivos andam na fase do encantamento, mas não é esse o foco principal.

Segundo ouvi dizer o mesmo será já amanhã, mas em conjunto com as amigas (tipo casamentos de santo António! haha)

Ontem à noite, mesmo antes de adormecer dei-lhe a entender numa conversa (não relacionada com o casamento) que um dia ela ia ter a sua casa. Para minha surpresa a rapariga ficou toda chorosa que não queria sair de casa! Queria ficar para sempre com a mãe e o pai!

Sorri com a boca e com o coração! Era bom que fossem sempre assim pequeninos e no nosso ninho, mas a vida vai seguir e ela um dia vai querer sair. Nesse dia, quem ficara chorosa irei ser eu...

Mas por enquanto vamos estando atentos aos interesses dela e enquanto a importância dos amigos foi mais forte lá vamos dando tréguas ao tema do casamento!

Pode ser que ainda nos calhe uma fatia de bolo! ;) 

Não são, mas podiam ser as amigas casadoiras!

Não poderá ser este o vestido porque agora ela é a princesa Aurora...mas poderia servir perfeitamente para vestido de casamento

terça-feira, 17 de abril de 2018

Musica, manos e muitas lágrimas!

No sábado passado, fui com a malta pequena ao concerto Palmo e Meio da PSP. É uma excelente iniciativa da PSP e é um concerto muito bem conseguido! 

Já tínhamos ido uma vez e fiquei muito bem impressionada. Este ano como não há natação aos sábados tudo ficou mais fácil.

Acabei por levar o caçula connosco, já que a meio do concerto era hora do almoço dele. 

Inicialmente estava a dormir e pensei que assim ficaria... mas curioso como é assim que começou a ouvir música acordou todo bem disposto.

Esteve todo o tempo super atento aos sons que ia descobrindo..a tuba, o oboé, a bateria, o piano e principalmente ao som da voz do tenor!

A meio do concerto até teve o privilégio de ser levado a "voar" pela sala pelo colo do tenor. 

Claro está que eu aguentei o mais que pude, mas assim que ele voltou aos meus braços foi um lavar de lágrimas! Disfarçadas, mas mesmo assim profundas!
 
Já com a Margarida emocionava-me muito nos primeiros concertos dela. Não consigo explicar, mas sinto um aperto bom no coração que estamos a andar pelo caminho certo. Há tanta coisa que podemos fazer por eles que um pouco se música nas nossas vidas só nos faz bem!

A mais velha adorou o concerto e esteve todo o tempo a aplaudir, cantar e divertir-se com a sua amiga, que também foi connosco! O colo da avó é maravilhoso e pela primeira vez vi um concerto para crianças de frente para ela, do outro lado da plateia. Quando o mano voou os seus olhos brilharam e bateu imensas palmas por ele! (Estes pequenos gestos de amor acalmam o meu coração em momentos de crise de ciumeira)

No final do concerto eles oferecem um lanche delicioso, com direito a bolos, pão e sumos! Não há melhor forma de terminar uma manhã!

O rapaz pequeno que assim como quem não quer a coisa foi ao seu primeiro concerto,  aguentou todo o concerto sem pedir comida e já só comeu no nosso almoço!



domingo, 15 de abril de 2018

Dia dos irmãos!

Sou filha única!

Se isso tem aspectos positivos (muitos!), também tem outros menos bons.

Apesar de sempre ter crescido com muitos primos, sempre me faltou o irmão ou irmã.  A fraternidade entre irmãos, as cumplicidades, as brincadeiras e até as discussões!

Quando a conheci (com um cabelo almofadinha delicioso e ainda no 1º ciclo) e com o passar dos anos "adoptamo-nos" uma à outra e passamos a ser irmãs de coração.

Já passamos por muitos anos juntas...uns mais próximas, outros mais afastadas, mas sempre atentas ao caminho.

Tal como as amizades verdadeiras, não é preciso estarmos juntas todos os dias, mas sabemos que a outra lá está, sempre como se nos tivéssemos visto/falado no dia anterior.

 É a minha irmã de coração!

Um bocado atrasado, mas feliz dia dos irmãos!!