quarta-feira, 25 de abril de 2018

25 de Abril sempre!

O 25 de Abril é, cá em casa, uma data comemorada todos os anos!

Eu estou completamente fora do panorama político do nosso país (quer dizer, conheço a malta e o básico. Principalmente sei onde me situo nos meus princípios e preferências políticas). Não gosto, faz-me confusão a vida politica (se fosse na minha sala passavam a vida a pensar na vida...) e prefiro nem tentar compreender. Quando preciso de saber (eleições e afins), tento informar-me o mínimo indispensável para votar de acordo com os meus princípios.

Por isso, para mim o 25 de Abril está fora do panorama político atual. Para mim, todos devíamos festejar o 25 de Abril pelo que foi e o que significou para um país inteiro. Sei, claro, que tudo se passou no panorama político do país na altura. Foi uma revolução politica e fez com que fosse possivel a vida politica atual. Mas para mim foi muito mais que isso! Foi a chegada da liberdade, da possibilidade de sermos diferentes e melhores!
 
Todas as crianças deviam saber o que mudou e principalmente devíamos lembrar as nossas crianças do valor da liberdade!

Este é o único dia festivo em que, todos os anos, paro a minha vida de sala de aula para explicar e fazer algo alusivo ao tema.

Eu não passei pelo dia e felizmente não vivi o antes, mas tenho imenso respeito por aqueles que nos deram a oportunidade de sermos livres com todos os direitos que temos atualmente. 

Gosto de ver os filmes, ouvir as reportagens do dia e imaginar a rebeldia daqueles que ganharam coragem para tomar a voz do povo e devolve-la.

Arrepia-me ouvir o Grândola e todos os anos ensino a Gaivota no meu grupo.

Sinto que devia ser um dia "obrigatório" de lembrar nas salas de aula, dar a conhecer às crianças o valor da nossa vida actual e de como isso foi ganho por um conjunto de pessoas muito corajosas! Sendo um evento político, ultrapassa essa dimensão, quando permite que todo um povo veja as suas vidas mudadas, mais livres, leves e felizes.

Acredito que tenha uma visão romântica da revolução. Mas mesmo na minha visão romântica do dia, sinto que é importante festejar, relembrar o antes para nunca se permitir que o antes seja o amanhã.
 
Este ano não tenho grupo, mas fiquei super feliz de saber que na escola onde trabalho foi criado um evento escolar sobre o dia e como o meu grupo me soube explicar o que significa este dia.

Cá em casa, todos os anos falamos nisso à piolha, ouvimos a música e contamos vezes sem conta a história (ela também gosta e adora repetições)!

Todos os anos vamos à avenida, mostrar-lhe que somos muitos a valorizar e respeitar o dia! Adoro ver famílias inteiras a passear na avenida, a conviver no meio da rua neste dia que felizmente é um dia de festa! 

Hoje fomos estrear-nos como família de 4! Levamos os dois carrinhos e lá fomos nós mostrar aos filhos que há valores que duram muitos muitos anos!

O Martim estreou-se no chapéu de sol e dormiu ao som do Grândola vila morena... A Margarida festejou até as forças lhe faltarem a adormecer no meio de tanta agitação. Eles dormem descansados...sabem que quando acordarem tudo será como sempre foi para eles, feliz e despreocupada!

Felizes são os miúdos que mesmo sem terem noção da importância do evento são felizes no seu festejo! Como dizia a Margarida quando lhe resumi a historia de manhã: "Mãe, ainda bem que os senhores bons apanharam o senhor mau! Somos muito felizes assim!"

Somos sim filha...e se tudo correr bem vamos sempre festejar a coragem de uns para o bem de todos!

25 de Abril sempre!🌹


Ao fundo está sempre o futuro, mas é na nossa mão que descansam as decisões!

Ainda não tinha acordado decentemente...

No metro!


Os 4, dois a conduzir e dois a dormir!

a primeira viagem de metro do rapaz

Esta já é do ano passado, mas adoro a carinha de bebé, lá atrás!

Sem comentários:

Enviar um comentário