sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pelas alturas!

Notícia do dia, hoje mantive-me longe do chão!!! :)

Começei a manhã com uma caminhada até ao Jardim da Flora, uma espécie de jardim zoológico, com macacos e patos.

Pelo caminho passei por um pequeno mercado, o Mercado da Mitra, com tentinhas e tasquinhas de rua incluidas!

Como o calor apertava no Jardim da Flora, passei a parte dos macacos e fui directamente para os teleférico, que me ia levar até ao cimo da colina.

Já la em cima (depois de ter destilado dentro do teleférico que não tinha ventilação), subi por um caminho (calor calor calor) e cheguei ao Farol da Guia!

O farol é bem bonito..com um espaço arranjado, se não fosse o calor ardente estaria-se lá muito bem!

Com uma pequena capela (com ar condicionado!!!), ainda com alguns vestígios das decoração antigas, terminava-se a visita com uma vista bonita pela cidade, uma vista panorâmica!

Foi um passeio tranquilo, com algumas paragens para água e muito MUITO cuidado nas descidas que o meu pé ainda se ressente da queda de ontem... heheh

A caminho de casa passei pelo Jardim de S. Francisco, um jardim onde eu brincava quando era pequena, mesmo atras do colégio.

O almocinho foi mais uma iguaria, desta vez uma repetida: "Pac thoc" (canjinha de arroz simples) com "iau tchau quai" (uma espécie de fartura salgada, mas muito muito melhor) e "chi chong fan" (já deviam saber o que é este!! Massinha de arroz com molhos variados). Uma verdadeira delícia!!!

Da parte da tarde, depois de uma mini mini sesta (o livro de repente apagou-se!!), fui para o Museu de Macau.

A caminho de la cruzei-me com milhares de gente!!! Matava-se gente a caminho e como em roma sê romano, lá mandei umas cotoveladas ao pessoal para passar!

Este é um dos meus museus favoritos (este é muito recente, na minha época não existia), retata muitos dos costumes antigos de Macau, as tradições, os pregões, as casas, a vida nos juncos, a vida macaense e até poemas e canções em patuá (uma "língua" misturada de português, macaense, cantonense e inglês).

Deixo-vos no próximo post apenas um filme das várias fotos que tirei no Museu. Assim podem ver com mais pormenor a exposição.

Depois do museu e ainda integrado no mesmo fui a Fortaleza do Monte, uma fortaleza que em tempos que ja lá vão protegeu a nossa terra!

Mais uma vista panorâmica pela cidade e desta vez muita gente a acompanhar. Estava relativamente fresco e muitos chineses aproveitaram a frescura para conviver nos jardins da fortaleza.

A caminho de casa, fiz mais um dos meus lanchinhos maravilhosos! Hoje com uns bolinhos brancos bastante deliciosos! Os Kong sou peng ! Para beber uma gasosa deliciosa "cream soda", aqui descrito como "soda queilim!" hehehe

Depois do banho e de algum descanso, fomos a Rua da Felicidade (antiga rua de prostituição) e comemos umas iguarias, "Pou Tjai Fan". Resumiu-se a panelinhas de barro com arroz branco e diferentes comidas por cima. Simples mas delicioso.

Quando nos sentamos, começamos a refeição por lavar a loiça! Ah sim, que isto aqui lavas e é se queres! Um costume nalguns restaurantes, com o chá ou agua a ferver servida, passa-se a loiça por água, garantindo assim alguma higiene na mesma. (é claro que nao podemos sequer pensar na cozinha dos restaurantes..o que não mata engorda, é esse o espirito!!)

Para terminar a refeição, repetimos uma sopinha doce (de seu nome Ton soi), desta vez uma diferente, com leite de coco, sagu e bolinhas de massa com amendoin triturado por dentro. Uma verdadeira delícia doce!!! :)

Amanhã será dia de ir as comprinhas a Zhuhai, logo na passagem da fronteira com a China! :)


Beijinhos beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário