terça-feira, 25 de abril de 2017

Mãe...o senhor mau vai levar o papá?

Ontem senti necessidade de explicar à piolha o que iria acontecer hoje. Apesar de não ter vivido o 25 de Abril, sinto que é um legado muito importante a transmitir aos mais novos. 

Na minha sala de aula é das poucas efemérides que faço questão de parar a nossa vida e falar disso! Acho que foi um momento demasiado importante na história do nosso país para passar como apenas um feriado.

Assim, ontem depois de a ir buscar contei-lhe uma história muito simplificada, baseando-se nos bons e nos maus. 

Eu -Era uma vez um senhor mau não deixava os meninos brincar, as mamãs trabalhar e levava os papás para longe... (Nem foi preciso mais nada para ela achar com toda a certeza que o senhor era mesmo mau!)
Um dia, um senhor muito bom chamado Salgueiro Maia, juntou-se com os amigos e foi ter com o senhor mau. Disse-lhe: - Vai-te embora! Tu és mau e não te queremos cá!.

Ela - Mamã, o senhor mau foi na carrinha da polícia?

Eu - Sim, filha, foi na carrinha da polícia. Nesse dia houve uma grande festa, as pessoas ficaram felizes e deram flores umas às outras. As flores chamavam-se cravos e eram vermelhas.

Ela - Mamã, e os papás?

Eu - Os papás logo a seguir ao senhor ter ido com a policia, voltaram para casa!

Escusado será dizer que repetimos a história vezes sem conta! Ela adora histórias, principalmente aquelas que ficam na imaginação dela. 

Hoje quando nos preparávamos para começar o dia percebi que não estava muito feliz de ir à "festa da liberdade". Quando lhe perguntei o que se passava respondeu-me com outra pergunta...

-"Mamã, o senhor mau vai levar o meu pai? Ele vai estar na festa? Não quero vê-lo!"

 Tivemos que explicar e repetir imensas vezes que o senhor mau já não existe e que o nosso papá não ia embora..Mais entusiasmada com a festa, mas sempre atenta ao senhor mau, lá fomos beber um pouco do que aconteceu há 43 anos atrás. Andamos com os nossos cravos, tiramos fotos e tentamos transmitir-lhe o sentimento que nós os dois temos pelo dia.

No regresso a casa, perguntamos se tinha gostado e responde ela com um pequeno tom de desilusão... "sim gostei..mas não vimos o senhor mau!!"












Sem comentários:

Enviar um comentário