terça-feira, 9 de maio de 2017

"Mamã, podes ficar na porta a ver-me?"

Desde sempre que a pequena dorme muito tranquilamente... Quando tinha meses já adormecia sozinha na cama, sem choros, birras ou desconforto.

Claro que, ao longo do tempo isso mudou... já passamos por várias fases, mas como ela sempre adormeceu em 5 minutos (ela prefere dormir de noite a fazer sestas), nunca nos preocupamos muito com a autonomia na altura de adormecer.

Como ela passou a dormir no chão cedo (com colchão e estrado claro!! Mas rentinho ao chão), para nós passou a ser mais confortável deita-la, até porque podemos ficar deitados no tapete, encostados ao colchão. Começamos a contar-lhe uma história e aproveitamos o momento para conversarmos sobre o dia. A chucha também desapareceu mais ou menos na mesma altura por isso é uma rotina com 100% de sucesso!

Mas para tudo na vida há um mas...

Ora, por norma à hora que ela se deita (mais ou menos 21h) quem está verdadeiramente podre somos nós, principalmente depois de estar no "escurinho do cinema" na conversa. Eu então adormecia vergonhosamente a meio da nossa conversa. 

Por várias vezes ela perguntou-me: "Oh mãe, porque é que tu só fazer hm hm?" Ora pois, nessa altura já eu estou a dormir e possivelmente já a sonhar! Outras vezes, tinha outras coisas para fazer e ficava impaciente que ela adormecesse para me poder ir embora.

Também percebemos que ela estava um pouco dependente da nossa presença e assim a meio da noite se por acaso acordava era o drama porque não estava lá ninguém.

Falámos com ela e explicamos que ela já era crescida e que os crescidos não precisavam de dormir com companhia. Claro que ela não aceitou bem esta nova rotina, mas com calma e a pouco e pouco conseguimos, sem grandes dramas, habitua-la a adormecer sozinha no quarto.

Confesso que durante algum tempo a coisa resultou muito bem, mas um dia mais cansada, outro dia que achei que precisava de mais mimo e umas férias à mistura, voltamos à rotina de a deixar adormecer antes de sair do quarto...

E o quanto isso me sabia bem!! A verdade é que tenho imensas saudades dela pequenina, de lhe cantar para adormecer e de olhar para aquele ser tão pequenino e sentir-me maravilhada. (ainda faço isso, mas o ser já é bem mais crescido! hehe) Ela é muito meiga, faz-nos festinhas e diz coisas bonitas na hora de adormecer. (gosto de ti daqui até ao sol, etc etc...).

Apesar de ser bom, comecei a pensar que iríamos voltar à rotina de chorar a meio da noite por estar sozinha e haveria um dia que teria coisas para fazer e não me ia apetecer lá ficar. 

Então, com esforço e aproveitando que ela diz que é crescida e dorme sozinha e voltamos a sair do quarto dela antes dela adormecer.

Agora depois do beijinho e das palavras meigas, lá vem a frase: "mamã, podes ficar na porta a ver-me?" E pronto, dois minutos à porta e ela adormece tranquilamente. À noite já sabe que não está lá ninguém, por isso gere bem esse momento e volta a adormecer.

Isto de eles serem autónomos é muito bom, mas deixa cá umas saudades... 😍


Ela ficou tão feliz com a cama nova!!







Sem comentários:

Enviar um comentário